quarta-feira, 4 de março de 2015





































Caro J.
Como me diz que não pode de outra maneira e é coisa de uma ou duas linhas, “levo-o” lá com uma imagem da página linkada. 

Chama-se “Musei Italiani”, ocupa-se da divulgação de obras italianas e os álbuns de fotos estão organizados por autores. No de Domenico Ghirlandaio dei-me de fronhas com uma falta, desabafei o lamento e, entre parenteses, a razão dele.
Por altura dessa razão – além de um cartaz com generosas dimensões – tinha sempre uma boa provisão de postais que comprava na loja do museu e ia oferecendo no meu círculo de relações. 

Para mim aquilo era de como quem apresenta noiva. Para os que me caíam em goto, a dádiva era entendida como arrebatamento por Ghirlandaio, mestre de Leonardo - acaso que não me podia ser mais indiferente mas oferecia a supina vantagem de apresentar a “minha” Giovanna sem o embaraço da zomba de que era objeto o personagem da sua história.

Muitos anos depois deste enamoramento – há coisa de dois; já conto mais de cinquenta – voltou a acontecer-me um episódio desses. De Jugendliebe, não é?
Entrei para comprar um par de calças e já ia em muita roupa de que não precisava realmente. Apenas para a ver. 
Não, não tinha nada de físico. Dessa vez cometi a imprudência de desabafar o feitiço que me divertia. E quando com desdém me disseram “- A gaja nem tem rabo. Já reparaste na tatuagem horrível que ela tem?” larguei gargalhada porque não fazia a menor ideia se a rapariga era gorda ou magra.
A história acabou abruptamente quando um dia a visitei acompanhado e me confrontei com cena de faca e alguidar em potência. Ofereci-lhe um desses relógios de plástico que comprei lá na loja para esse efeito e nunca mais a vi.

Mas as semelhanças destes acontecimentos com a sua história acabam aqui. 
Para mim, Giovanna continua a ser a mais bela. E suspeito que nunca fui completamente feliz no amor porque ainda hoje a procuro entre as mulheres.

Perdoe-me por lhe roubar mais do que devia daquilo que todos temos de contado.

(2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário