domingo, 11 de março de 2018

excerto do manuscrito encontrado no rei das enguias

“-Estava eu no McDonalds a comer duas sopas e duas tartes de maçã...

-Duas sopas e duas tardes de maçã?

-Sim, duas sopas e duas tartes de maçã. Pagas uma tarte e, por um euro, os gajos dão a segunda. Mas, como eu estava a dizer, estava a comer duas sopas e duas tartes de maçã, chega-se a gaja ao pé de mim - com aquelas redes pretas que eles usam todos na cabeça-, e diz-me assim:
‘-Olá, tudo bem?’
Fiquei assim a modos que um pouco espantado, e olhei para os dois lados a ver se era mesmo comigo que ela estava a falar.
Era.
Pensei que me conhecia de um sítio qualquer e eu não estava bem a ver por causa daquela cena no cabelo ou assim. Depois coloquei a hipótese de se tratar de uma embirração qualquer por eu estar a comer sopas em vez de comer hambúrgueres. Nessa altura enervei-me um bocado. Não sei se por ter pensado isso, se por não fumar já há umas duas semanas. E, sem esconder irritação, cuspi-lhe: ‘Sim, tudo catita, porquê?’
Sem dar parte de fraca afastou-se com um sorriso nas ventas.
Foi só quando chegou a outra mesa e fez a mesma pergunta que eu percebi que ela andava a perguntar aquilo a toda a gente, como se aquilo fosse mesmo um restaurante a sério."

Sem comentários:

Enviar um comentário