Personagens e intérpretes: António Costa, Assunção Cristas.
O primeiro é caneco de cú lavado. A segunda é de verbo escorrido mas sem ideias. Vem de ser a dona da coisa por via da portentosa vaidade de Paulo Portas, um gabiru que sabe tudo acerca de submarinos, de corrompidos por aqui em breeze e de corruptores condenados lá pelas alemanhas. 60.000 fotocópias levadas do mistério da defesa e faturadas ao contribuinte, para alguma coisa hão de servir.
Nuno Melo – que arruma em bidões de ácido o mais afoito dos oponentes (até faz pena ver a figura em que aloja os BE e PCP que lhe calham de frente…) -, deixaria uma imagem pálida, esborratada, menor, desinteressante de Paulo Portas. Apenas e só por presunção – que o país se foda, digamos assim -, fez-se suceder pela serigaita da Assunção Cristas, sempre a parecer que está a acabar de chegar da feira do cavalo da Golegã, a modos que uma Cristina, saloia da Malveira, mas em arremedos de quem pensa na pátria.
Ora o que pensou o caneco que perdeu a eleição por “poucachinho” e anavalhou o seu predecessor a pretexto de que havia ganhado umas eleições por “poucachinho” (sic) ? - Anular o Rio das gincanas, fazendo de conta que o psd o deixa impante e fazendo que se passa com a Cristas.
E é isto em que a pátria vai indo: canecos de cú lavado e moçoilas acabadas de chegar da feira do cavalo da Golegã por via de vaidades.
Sou muito bem capaz de estar a atribuir uma estratégia política a António Costa - ao eriçar-se com Cristas ao exagero, por contraste com a quase indiferença que dedica à oposição do partido mais votado para o dar a ver sem verdadeiro significado político ou, pelo menos, politicamente diminuído. Afinal de contas, Costa pode realmente sentir um enorme rancor em relação à doutora Cristas. Calhou estar no carro quando pelo rádio difundiam o debate parlamentar e ouvi em direto. Ocorreu-me agora que talvez Cristas tenha realmente uma técnica infalível para o fazer perder a cabeça: a qualquer pretexto lembrando Costa de que foi o nº 2 do 44. É que foi exatamente o que aconteceu momentos antes de ele se passar da cabeça.
Sem comentários:
Enviar um comentário