sexta-feira, 4 de agosto de 2023

excerto do manuscrito encontrado no rei das enguias

"Para compreender um local, o viajante deve começar por visitar três coisas: um mercado, um local de diversão e um cemitério. 
____________________________________________
Vistas de satélite as terras das Astúrias ou do País Basco são verdes. Vistas de mais de perto, o viajante observa que são negras e abundantes em água. Lá, os animais engordam sem fadigas eximindo os homens do consumo de calorias na produção de proteína. E nas janelas das casas prosperam flores. Não daquela prosperidade obscena e em largo sentido esquizofrénica que se pode sentir em lugares como o Mónaco. De cornucópia, mesmo. Mas se no lugar mais árido de que tenha memória o viajante avistar um homem a rasgar pequenos pedaços de cartão que não se apresse a julgar do seu estado mental porque há a hipótese de estar prestes a alimentar algumas cabras." 

[Em textos agora não transcritos, o(a) autor(a) prossegue em considerações acerca de espigueiros, alfaias e a prosperidade das nações, perturbadoramente alheado das respeitáveis considerações de Adam Smith ou Max Weber ao mesmo propósito. ]

Sem comentários:

Enviar um comentário