segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
histórias de um mundo que encolhe assustadoramente
Na eminência de serem proibidos pelo seu governo de fazer uso do “tik tok” - a pretexto de que a aplicação seria um perigo para a segurança nacional-, um número significativo de cidadãos americanos instalou e passou a fazer uso de uma outra aplicação, essa sim, realmente controlada pelo Partido Comunista Chinês (rednote).
O resultado não podia ser mais hilariante: subitamente os cidadãos americanos descobriram que não era normal pagar quantias exorbitantes se tivessem a desgraça de necessitar de fazer uso de uma ambulância e os chineses descobriram em choque que o seu governo não lhes mentia tanto quanto pensavam. Uma jovem americana - com uma dívida de meio milhão de dólares, contraída para estudar direito e subitamente consciente de que nunca seria capaz de a amortizar - descobriu em choque que uma uma jovem chinesa fazia a mesma coisa, mas apenas por cerca de $800 ao ano.
No espaço de alguns dias, muitos americanos viram desabar a sua ideia de que viviam num país de cidadãos livres, descobriram que o seu governo lhes mentia descaradamente e praticava a censura. Ao mesmo tempo que muitos chineses descobriam que o seu governo era muito mais honesto do que pensavam, muitos americanos acabaram a descrever-se como habitantes de um país pobre com um cinto da gucci
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário