sexta-feira, 4 de outubro de 2024

animais simpáticos e animais com mau feitio

“Como as pessoas, os animais podem ser simpáticos ou desagradáveis. Os animais simpáticos não mordem nem dão coices; podemos acariciá-los, gorgolejar para eles e montá-los; eles até se tornam peritos em simular a afeição humana, permitindo que pessoas não amadas experimentem fantasias de amor.

Os animais desagradáveis não mordem nem dão coices continuamente. Muitas vezes, ruminam sobre o seu estado cativo até chegar o dia da vingança. O pit bull terrier, por exemplo, comportar-se-á impecavelmente durante anos antes de matar subitamente o seu guardião, um desfecho que pode ser bem recebido por todos os demais. Infelizmente, ele geralmente tentará também matar todos os demais.

Como devemos lidar com animais desagradáveis? O parlamento britânico decidiu que certas raças de cães entre elas o pit bull,deveriam ser abatidas ou castradas. Tal levou a protestos dos donos, muitos dos quais trabalharam muito e arduamente para obter um animal de estimação cujo temperamento combinasse com o seu. Alguns donos de pit bulls, apesar do seu desprezo à espécie humana, até decidiram votar nos socialistas nas próximas eleições. Entretanto, o Partido Trabalhista incluiu os direitos dos animais no seu programa eleitoral, seguindo a sua política de procurar apoio entre anormais e fanáticos, na esperança de que, após vinte anos de política educativa socialista, os anormais e os fanáticos ultrapassem agora o número de homens de bom senso.”

Roger Scruton, "Contra a Corrente", ed. 70, 2022, p. 211

Sem comentários:

Enviar um comentário